Não é de hoje que os games são relacionados com tragédias na vida real. A última polêmica em torno do assunto é a suposta ligação entre o game Assassin’s Creed e o adolescente Marcelo Pesseghini (13) – suspeito de assassinar os pais, a avó e uma tia.
O suspeito trocou sua foto de perfil no Facebook um mês antes do crime por uma imagem do protagonista do game Assassin’s Creed – onde os jogadores fazem parte de um clã de assassinos. De acordo com o psicoterapeuta familiar Paulo Tessarioli não é possível culpar os games por crimes.
— Culpar o videogame é fazer uma leitura muito rasa, não podemos falar que foi isso que influenciou. Existem outros elementos, a personalidade do adolescente, a trajetória de vida que podem influenciar muito mais do que esse cenário [jogar games].
Jogos de tiro em primeira (também chamados de FPS) como Doom são vistos como má influência há muito tempo, o jogo foi p´roibido em alguns paises, mas nunca deixara de ser jogado pelo mundo todo, foi um fps que fez sucesso alguns anos
Carmageddon é outro game que tem uma premissa polêmica: você ganha ponto ao atropelar pedestres na rua. O jogo chegou a ser banido no Brasil, o jogo era super divertido, por ser tão popular foi lançado uma versão para androides, jogos proibidos continuam sendo os mais legais até hoje.
A iniciativa havia da proibição do titulo haveria partido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em função de denúncias recebidas pelo órgão de o jogo incita a violência no trânsito.
Counter Strike é outra febre entre os jogadores de todo mundo e já foi acusado de influenciar os jovens pelo contato constante com as armas e mortes expostas nas sessões do game, o jogo chegou a ser proibido em algumas LanHouses do Brasil, mas nunca deixado de jogar , principalmente pelos fãs de CS 1.6 o mais jogado do mundo, e até hoje.
A proibição a "Counter-Strike" foi alvo de um protesto que reuniu cerca de 30 pessoas no vão livre no Masp (Museu de Arte de São Paulo) em 2 de fevereiro de 2008.
O jogo Duke Nukem 3D em meados de 1996 explodia o sucesso dos jogos de tiro em primeira pessoa e um dos clássicos do qual sinto saudades de jogar até hoje.
Esse caso, ocorrido foi em 3 de novembro de 1999, causou comoção nacional. Na noite desse dia, o então estudante de medicina abriu fogo em um cinema do Shopping Morumbi, matando três pessoas e ferindo outras cinco. Logo, surgiram informações que o 'atirador do shopping', como foi apelidado, gostava de games violentos, entre eles "Duke Nukem 3D", que tem uma fase que se passa em um cinema e foi considerado uma inspiração para o crime.
O game de ação "Bully", feito pela mesma produtora de "Grand Theft Auto", foi proibido no Rio Grande do Sul em 2008. A iniciativa partiu do Ministério Público do estado, que considerou o game "nocivo à formação de crianças e adolescentes", bem como à do público em geral.